Seja bem vindo a nova loja da Star Fountain Pen!

O Fácil Sistema de Numeração das Parker Vacumatic e Aerométricas

No corpo de várias canetas e de algumas penas das Vacumatic e de algumas Aerométricas existe um dígito que indica o ano em que a parte foi fabricada. Este dígito é sempre acompanhado por um, dois ou três pontos. No início do ano, aparecem três pontos, dois deles ladeando o número e o outro abaixo deste, indicando o primeiro trimestre do ano. A cada trimestre um ponto desaparece. Assim, o número ladeado por dois pontos representa o segundo trimestre. O terceiro trimestre é indicado por apenas um ponto colocado no lado direito do número. O último trimestre do ano não tem ponto. 

 Resumindo: 

1. – primeiro trimestre - tem um terceiro ponto abaixo do 1. 
.1. – segundo trimestre 
1. – terceiro trimestre 
1 - quarto trimestre  

Para a Parker 51, na verdade existiam duas formas de colocação de datas. A primeira consistia em imprimir o ano de fabricação na parte de trás da pena tubular, mas esta é uma maneira bastante inexata de datar pois a pena é a parte mais freqüentemente trocada das canetas. A segunda , em sua impressão na parte de cima do corpo da caneta, um pouco abaixo do anel que separa o corpo e a seção. 

PARKER “ 51 “ 6 

MADE IN USA 

O pequeno dígito representa o ano de fabricação do corpo. Este dígito desapareceu em 1953 no USA, mas continuou até 1959 na Europa , o mesmo acontecendo para as datas das penas. 

Star Fountain Pen - julho de 2002