Minas de Grafites - Graduação

Para orientar na escolha de minas de grafites para alpiseiras apresenta-se a seguir a sua graduação e os usos recomendados por fabricantes e especialistas no assunto. 

De forma geral as graduações que vão do B ao 8B são indicadas para desenho artístico. Seu grafite macio possibilita a criação de traços com espessuras difrentes criando efeitos de volume, luz e sombra podendo ser combinado com o uso de esfuminhos. 

Recomenda-se que o B e o 2B sejam usados para esboços; o 3B para definição de meio tom, ideal para representação da textura da pele; o 4B para representação de pelos, penas, cabelos, etc.; o 5B para sombras; o 6B a 8B para sombras absolutamente escuras ou negro absoluto.

As graduações que vão de H a HB são ideais para a realização de esboços, pois seu grafite de dureza mediana proporciona um traçado leve e firme e recomenda-se seu uso em desenhos gráficos.  

As graduações que vão de 2H a 10H são indicadas para desenho técnico, pois seu grafite é mais duro e oferece maior controle dos traços. 

Fonte – Catálogo da Keramik Art