Seja bem vindo a nova loja da Star Fountain Pen!

Da Book

Frank Dubiel é um dos maiores especialistas na arte de restaurar canetas-tinteiro nos Estados Unidos.Ele considera isso um hobby e em 1995 em função de muita experiência obtida ao longo dos anos, lançou o seu livro:"Fountain Pens - The Complete Guide to Repair & Restauration" (Canetas Tinteiro - Um Guia Completo para Reparo e Restauração), que ficou conhecido como "Da Book". Este livro é muito importante para quem deseja se aprofundar no complexo mundo de reparo e restauração de canetas-tinteiro. A sua primeira edição é de janeiro e 1995, a segunda de 1996 e em 1999 contou com uma edição revisada. É um livro que não pode faltar em qualquer biblioteca de aficionado por canetas. 
Frank há mais de 30 anos, testou a capacidade de escrever das principais canetas da Parker e Sheaffer . Ele usou para determinar a capacidade de cada um dos tipos de caneta, a média de duas canetas idênticas e simulava uma media de 500 palavras por dia. Isso segundo ele permitia que fosse considerado no teste a evaporação da tinta no reservatório durante os testes. A tinta usada foi a Carter Azul-Preta Permanente e todas as penas eram médias de ouro 14 quilates e em perfeitas condições. 
Confira os resultados:  
 

Palavras Escritas Caneta                
4.560 Parker Aerométrica "51"
3.920 Parker Vacumatic "51" 
3.680 Sheaffer Snorkel pena Thriumph
3600 Parker Maxima Vacumatic
3520 Parker Red Senior Duofold
3240 Sheaffer Touchdown TM Thriumph
2840 Sheaffer Piston Filler Thriumph
2600 Parker "61"

nteressante para os dias de hoje seria testar novamente a capacidade de escrever das canetas vintage antigas em confronto com as modernas.

A propósito o "Da Book" pode ser encontrado à venda, por US$ 20.00 no Fountain Pen Hospital - www.fountainpenhospital.com 

Star Fountain Pen - julho de 2002