Seja bem vindo a nova loja da Star Fountain Pen!

Como Guardar Suas Caneta

Vários amigos e colegas colecionadores têm nos perguntado qual a melhor maneira de guardar canetas. Eu respondo que isso depende da quantidade de canetas a ser guardadas, ou seja, depende do porte da coleção.

Uma coleção de canetas começa a se formar quando você adquire uma terceira caneta. Enquanto você tem apenas duas canetas, você pode simplesmente guardá-las em um estojo, que tem a vantagem da portabilidade, ou simplesmente levá-las no bolso.

Quando a sua coleção avançar e você precisar do terceiro ou quarto estojo para duas canetas, você precisará ampliar a sua forma de guardar canetas. Existem algumas alternativas:

Estojo de Madeira para 12 canetas: 

Estojos de Madeira para 24 Canetas

Estojos de Madeira para 36 Canetas: 

Estojos de Couro para 24 e 48 canetas: 

Quando a sua coleção alcança mais de 200 ou 300 canetas, os estojos descritos não dão mais conta de guardar todas as suas preciosidades. Assim, a primeira providência é usar a criatividade. A nossa idéia, por exemplo, foi fazer a adaptação de uma estante de nosso escritório e fazer de uma parte dela, no nosso "grande estojo". Veja a figura desse nosso grande estojo inserido na estante:  

Como se vê tratam-se de 6 módulos independentes, onde internamente cada slot mede 16cm de comprimento e 2cm de largura, forrado com veludo. Veja duas gavetas abertas: 

Então cada gaveta pode armazenar até 44 canetas em cada uma, que multiplicadas por 8 gavetas de cada módulo e multiplicando ainda por 6 módulos, chegamos a uma capacidade desse estojo de 2.112 canetas. 

Um bom marceneiro com experiência consegue facilmente fazer esse estojo que usa um sistema simples de roldanas.
Espero que tenha ajudado os colegas. 

Star Fountain Pen

Fotos por Miro Pedroso
Texto por Humberto Sanches
Todos os estojos e canetas mostrados fazem parte da coleção de Humberto Sanches