Seja bem vindo a nova loja da Star Fountain Pen!

As Parker Duofold Estriadas

Quando uma Vacumatic não é Vacumatic?
Quando ela é uma Duofold.
Quando uma Duofold não é uma Duofold?
Quando ela é uma Vacufold.

Existe muita confusão sobre as Duofold estriadas. A maioria dos modelos tem sistema de enchimento do tipo Vacumatic, mas existem alguns outros em que o sistema é do tipo Botão. A maioria traz gravado em seu corpo a palavra Duofold, mas o sistema de enchimento é Vacumatic.
A idéia de mostrar e discutir a nomenclatura que a Parker adotou para essas canetas é o propósito deste texto.

A base são as seguintes referências bibliográficas: 

  1. O livro Parker Duofold de David Shepherd
  2. O livro Parker Vacumatic de David Shepherd
  3. O guia The 1992 Official P.F.C Pen Guide de Cliff e Judy Lawrence.
  4. O livro Fountain Pen of The World de Andreas Lambrou.
  5. O catálogo da Parker de 1941. 

Nos livros Parker Duofold e Vacumatic, Shepherd comenta: 

Duofold - O nome Duofold foi aposentado em 1932 e reintroduzido em 1939 pela Duofold Geometric que em 1940 foi substituída pela Duofold Estriada usando um material que a Parker chamou de Laidstone Permanite. Esses modelos de alta qualidade criaram muita confusão entre as canetas de primeira e as de segunda linha. 

As canetas com sistema de enchimento do tipo botão foram feitas de plástico opaco em tamanhos que eram iguais aos das menores Vacumatic e tinham seção com visor e joia preta na tampa. 

As canetas com sistema Vacumatic tem listras transparentes permitindo checar o nível de tinta do reservatório. Quando introduzidas inicialmente usavam o Speedline Filler, mas logo substituído pelo empurrador de plástico, o Plunger Filler, usado até 1948 quando a série foi descontinuada.  

Com 4 cores e 8 modelos existem mais de 100 variações da Duofold Estriada. Este é um número espantoso quando se considera que essa linha não era a principal da Parker.  

As cores são:  

  1.  Blue, Silver and Black - azul, prata e preta
  2. Green, Brown and Black - verde, dourada e preta
  3. Pink, Silver and Black - vinho, prata e preta
  4. Black.  

Os 8 modelos são: 

1 - Duofold

Mede 132mm de comprimento e 12,6mm de diâmetro na tampa.Sistema de enchimento do tipo botão. Clipe onde está escrito Parker e os três anéis da tampa banhados a ouro. Fabricada em 1940 e 1941. Na seção há uma janela transparente em marrom. Pena de ouro do tipo Duofold. Joia preta no topo da tampa e extremidade do corpo convexa.

A seguir uma foto de um duo Duofold em azul.

2 - Lady Duofold

Mede 122mm de comprimento e 12mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do tipo botão. Clipe onde está escrito Parker e anel da tampa banhados a ouro. Existem 3 tipos de anel: de joalheiro com finas linhas horizontais, largo com ranhuras e liso de 3mm. Fabricada entre 1941 e 1948. Na seção há uma janela transparente em marrom. Pena de ouro do tipo Duofold. Joia preta no topo da tampa e extremidade do corpo convexa.
A seguir uma foto de uma Lady em verde, com anel liso de 3mm. 

Com anel de joalheiro de 7mm e 16 finas linhas horizontais.

3 - Junior

Mede 132mm de comprimento e 12mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do Vacumatic com o empurrador de alumínio chamado de Speedline Filler em 1940 e 1941; e do tipo Plunger Filler de 1942 a 1948. Clipe onde está escrito Parker e os dois anéis da tampa banhados a ouro. Existe também a versão com anel liso banhado a ouro de 3mm. Pena de ouro do tipo Duofold. Joia preta no topo da tampa e extremidade do corpo convexa. 

A seguir uma foto de um duo na cor verde

Na cor vinho

Na cor vinho com anel liso de 3mm. 

4 - Sub-Debutante

Mede 122mm de comprimento e 12mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do Vacumatic com o empurrador de alumínio chamado de Speedline Filler em 1940 e 1941; e com empurrador de plástico entre 1942 e 1948. Clipe onde está escrito Parker e os dois anéis da tampa banhados a ouro. Pena de ouro do tipo Duofold. Joia preta no topo da tampa e extremidade do corpo convexa.
A seguir uma foto de um duo na cor vinho:

5 - Major

Mede 130mm de comprimento e 13mm de diâmetro na tampa. Sistema deenchimento do Vacumatic com o empurrador de alumínio. Fabricada entre 1940 e 1942. Clipe onde está escrito Parker e anel da tampa de 6mm banhados a ouro. Este anel é chamado de Barley onde existem 7 conjuntos de desenhos da seguinte forma: !!!////!!!. Na extremidade do corpo e no topo da tampa existem jóias de plástico pretas, nas canetas fabricadas em 1940 e 1941. Em 1942 a joia de plástico da extremidade do corpo foi descontinuada.
A seguir uma foto de uma Major na cor vinho:

6 - Debutante

Mede 122mm de comprimento e 12mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do Vacumatic com o empurrador de alumínio em 1940 e 1941; e entre 1942 e 1948 em plástico do tipo Plunger Filler. Clipe onde está escrito Parker e anel da tampa de 6mm banhados a ouro. Este anel é chamado de Barley onde existem 7 conjuntos de desenhos da seguinte forma: !!!////!!!. Na extremidade do corpo e no topo da tampa existem jóias de plástico pretas.
A seguir uma foto de uma Debutante na cor vinho

7 - Senior

Mede 137mm de comprimento e 14mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do tipo Vacumatic com o empurrador de alumínio em 1940 e 1941, com 3 anéis na tampa sendo o central mais largo que os adjacentes. Joias de plástico preto no topo da tampa e extremidade do corpo e pena do tipo Duofold, sendo este o primeiro modelo. Houve também um segundo modelo com o mesmo anel fabricado a partir de 1942 onde não há a joia na extremidade do corpo, sbstituída que foi pela tampa cega em plástico convexa. O terceiro modelo tem sistema Vacumatic com o empurrador em plástico do tipo Plunger Filler e anel de 4mm com chevrons. A pena é o V duplo e também a Duofold. Não sabemos a data correta onde começa uso da pena V duplo. Joia de plástico preto no topo da tampa e extremidade convexa. Ambos os modelos trazem o Blue Diamond..
A seguir uma foto de uma Senior na cor azul - primeiro modelo.

Um duo na cor vinho também do primeiro modelo.

Uma verde do segundo modelo. 

Uma azul do terceiro modelo com anel de 4mm e pena V duplo.

Uma vermelha do terceiro modelo com anel de 4mm e pena V duplo

8 - Ingenue

Muito parecida com a Senior modelo 1, mas muito menor. Mede 120mm de comprimento e 12mm de diâmetro na tampa. Sistema de enchimento do Vacumatic com o empurrador de alumínio em 1940 e 1941, com 3 anéis na tampa sendo o central mais largo que os adjacentes. Joias de plástico preto no topo da tampa e extremidade do corpo e pena do tipo Duofold, caracterizando o primeiro modelo. O segundo modelo tem sistema Vacumatic com o empurrador em plástico do tipo Plunger Filler e anel de 4mm com chevrons. A pena pode ser a V duplo e também a Duofold. Blue Diamond no clipe em ambos os modelos.
Quer nos parecer que talvez seja a mais difícil de ser encontrada entre os diversos modelos.
A seguir uma foto de uma Ingenue na cor verde - primeiro modelo.

Uma azul do segundo modelo. 

Resta finalmente comentar sobre a Vacufold que é um modelo incomum produzida no final de 1942 e inicio de 1943. Ela é conhecida pelos colecionadores como Vacufold uma vez que é um híbrido de Duofold Estriada com a gravação no corpo e sistema de enchimento Vacumatic. A Vacufold usou o mesmo plástico do modelo Duofold sem o Blue Diamond e um fino anel de joalheiro na tampa. Tem pena e clipe de Vacumatic e empurrador da bomba do tipo Plunger Filler. Entendemos que a discussão está aberta. Se você tem um modelo diferente informe.
Os créditos serão consignados. O que não podemos é continuar a escrever e a dizer bobagens sobre as lindas Duofold Estriadas. 

Star Fountain Pen - Julho de 2012 - Janeiro de 2013
Texto por Humberto Sanches
Fotos por Silvério Sanches Terceiro Agradecemos ao irmão José Carlos Rosolia pela amizade e apoio ao longo dos 10 anos de existência da Star Fountain Pen. Valeu a sugestão e o incentivo para estudar melhor o assunto.